Francisco deixa mensagens pelo compromisso social dos católicos, a vários níveis
Cidade do Vaticano, 24 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que os católicos devem evitar a difusão de discursos de ódio na internet, apelando ao seu compromisso social.
“Que ninguém seja promotor de uma comunicação de descarte, através da difusão de mensagens de ódio e da distorção da realidade na internet”, disse, numa mensagem dirigida aos organizadores e participantes da 13ª edição do Festival da Doutrina Social da Igreja, que começou hoje, em Verona, Itália.
A iniciativa tem o tema “#soci@Imente livres”, tendo Francisco pedido que a presença no mundo digital promova a “liberdade”, promovendo uma “comunhão de pessoas livres”.
“A comunicação atinge a sua plenitude na doação total de si ao outro. Nesta relação de reciprocidade, desenvolve-se a teia da liberdade”, precisou.
O festival prevê três dias de encontros entre profissionais, empresários, professores e leigos empenhados “em traduzir concretamente os ensinamentos do Evangelho na sociedade”.
Ainda hoje, o Vaticano divulgou uma mensagem dirigida, em nome do Papa, à 97ª sessão das Semanas Sociais de França, que decorrem entre hoje e domingo.
“A participação iminente do Santo Padre na COP 28 no Dubai é um testemunho do seu empenhamento que encoraja todos os católicos a mobilizarem-se com lucidez e determinação no domínio social. A fé não separa, pelo contrário, liga mais profundamente os discípulos do Senhor ao destino da humanidade, de todos os seres vivos e da nossa casa comum”, indica o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
OC