«Vivei esta mesma missão, que é o anúncio do Evangelho, com o vosso uniforme e, acima de tudo, com a vossa humanidade», pede Leão XIV






Cidade do Vaticano, 06 out 2025 (Ecclesia) – O Papa celebrou este domingo a Missa para os membros da Gendarmaria Vaticana, por ocasião da festa de São Miguel Arcanjo, elogiando o trabalho de “bastidores” da força policial.
“Caríssimos, o vosso serviço realiza-se sobretudo nos bastidores. É pouco visível, mas faz muito. É uma tarefa que constrói segurança, ordem, respeito: realizai-a juntos, como uma equipa, em mútuo entendimento com aqueles que trabalham há mais tempo”, disse, na homilia da celebração.
Segundo Leão XIV, este é um serviço que “protege não só lugares e pessoas, mas reflete uma missão, a missão da Igreja”.
“Vivei, portanto, esta mesma missão, que é o anúncio do Evangelho, com o vosso uniforme e, acima de tudo, com a vossa humanidade”, acrescentou.
A Gendarmaria Vaticana é a força policial do Estado da Cidade do Vaticano, responsável pela segurança do Papa e do território.
A celebração eucarística foi celebrada na Gruta de Lourdes, na presença de autoridades eclesiásticas e também dos familiares dos gendarmes.
“Tendes força da lei, mas não para dominar; tendes caridade para com os pequenos, mas não para agradar à autoridade; prudência na ação, mas não por medo das responsabilidades que vos são próprias”, apontou Leão XIV.
O Papa disse aos jovens gendarmes que recentemente pronunciaram o seu juramento, falando de “um ato de liberdade e dedicação”.
“A Virgem Maria seja para vós modelo de fé e dedicação, e São Miguel, o Arcanjo que combate o mal em nome de Deus, proteja sempre vós e as vossas famílias. Com um coração humilde e fiel, podereis ser testemunhas da paz neste pequeníssimo Estado, que tem o horizonte do mundo”, concluiu.
OC