Francisco recebeu 140 pessoas da família de Pedro Maria Guimarães de Mello, no Vaticano
Cidade do Vaticano, 26 ago 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência a família de Pedro Maria Guimarães de Mello e afirmou ser “lindo ver uma família unida, uma família fortalecida pelo dom da fé”.
“Vocês são uma família numerosa e unida. Muito obrigado pelo testemunho deste amor à Igreja e pela peregrinação ao túmulo de São Pedro”, disse Francisco no encontro com 140 pessoas da família de Pedro Maria Guimarães de Mello, na Sala Clementina, informa o portal ‘Vatican News’.
O Papa assinalou que foi a “fé em Jesus” que os levou e “fez chegar juntos”, e revelou que a partir da família portuguesa pensava em muitas outras como eles, e partilhou o início do Salmo 132: “Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, para correr em seguida até a orla do seu manto”.
“O óleo é uma linda imagem de união, é uma imagem de felicidade de estar em comunhão. Mas o óleo também é uma imagem da fé que fortalece os nossos vínculos e transmite o Espírito Santo, e torna possível a harmonia nas famílias – isso é importante -, a harmonia também na Igreja e no mundo”, desenvolveu.
“Encorajo a não deixar que termine o óleo da fé nas vossas lâmpadas”, afirmou Francisco, pedindo que não se esqueçam da oração, porque “ajuda a manter viva a fé”.
O Papa convidou os 140 membros da família de Pedro Maria Guimarães de Mello a “progredir” no caminho de fé, “confiando na bondade do Senhor e na proteção da Santíssima Virgem”, que se venera com “tanto amor em Fátima”.
Na sua saudação, de acordo com o portal de notícias do Vaticano, Pedro Maria Guimarães de Mello disse que o encontro com o Papa ajuda a fortalecer a união da família e dos cristãos, também como empresários que pretendem “empresas e colaboradores para um mundo melhor”.
“Peço-vos que possamos rezar juntos três Ave-Marias pelas intenções do Papa, pela paz no mundo, pelos nossos familiares – alguns casarão este ano -, pelas jovens grávidas e, em particular, pela saúde do meu irmão, o cunhado Manuel e da minha irmã, que não pôde vir porque está no hospital”, desenvolveu o empresário português.
O Papa São João Paulo II também recebeu a família Guimarães de Mello, no dia 9 de setembro de 1998.
O portal ‘Vatican News’ contextualiza que, formada por 12 irmãos, esta família de empresários portugueses, com mais de 100 anos de história, tem “fortes sentimentos de unidade e responsabilidade social”, uma ligação “muito forte” com a Universidade Católica Portuguesa, desde a sua fundação, e emprega mais de mil funcionários.
CB