Francisco recebeu este sábado os participantes do 46° Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs
Cidade do Vaticano, 21 mai 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu este sábado em audiência os participantes do 46° Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs e disse que os dois “desafios educacionais” atuais são o “da fraternidade e o desafio de cuidar da casa comum”.
“Os dois grandes desafios do nosso tempo: o desafio da fraternidade e o desafio de cuidar da casa comum, só podem ser enfrentados através da educação. Ambos são, acima de tudo, desafios educacionais”, disse Francisco.
Na audiência com os participantes do Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, que tem como tema “Construir novos caminhos para transformar vidas”, o Papa destacou a responsabilidade e a exigência dos educadores nos “novos caminhos”.
“O trabalho educativo é um grande presente antes de tudo para aqueles que o realizam: é um trabalho que exige muito, mas dá muito! Nesta relação, neste caminho que fazem com os alunos, oferecem os valores da sua rica tradição pedagógica: educam à responsabilidade, à criatividade, à convivência, à justiça, à paz; educam à vida interior, para estarem abertos ao transcendente, para sentir a contemplação diante do mistério da vida e da criação”, afirmou.
Francisco recordou também a “consciência de que o mundo passa por uma emergência educacional, agravada pelas consequências da pandemia”.
“Como educadores sabem bem que esta transformação deve partir das consciências, ou será apenas uma fachada. E sabem também que não podem fazer este trabalho sozinhos, mas cooperando numa ‘aliança educativa’ com as famílias, com as comunidades e agregações eclesiais, com as realidades educacionais presentes no território”, indicou.
SN