Vaticano: Papa afasta bispo paraguaio

Cidade do Vaticano, 25 set 2014 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje que o Papa afastou o bispo da diocese paraguaia de Ciudad del Este, D. Rogelio Ricardo Livieres Plano, na sequência de visitas apostólicas por parte de organismos da Santa Sé.

Francisco nomeou um novo administrador apostólico numa "grave decisão" justificada com “sérias razões pastorais” e que visa "o bem maior da unidade da Igreja em Ciudad del Este e a comunhão episcopal no Paraguai".

A Santa Sé pede aos fiéis da Diocese de Ciudad del Este que acolham a decisão “com espírito de obediência, docilidade e sem desavenças”.

Por outro lado, convida-se a Igreja Católica no Paraguai a um “sério processo de reconciliação”.

A nota oficial da Santa Sé não elenca os motivos para o afastamento de D. Rogelio Livieres Plano, que tinha sido proibido de ordenar novos padres durante as visitas apostólicas levadas a cabo pela Congregação para os Bispos e a Congregação para o Clero.

O porta-voz do Vaticano pronunciou-se sobre este tema em agosto, revelando que o antigo vigário-geral da diocese, padre Carlos Urrutigoity, tinha sido afastado deste cargo.

O sacerdote foi defendido publicamente pela diocese, num comunicado, das alegadas acusações de abusos sexuais de menores enquanto trabalhava nos Estados Unidos da América, consideradas como uma “campanha de difamação”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR