Cidade do Vaticano, 19 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou esta quarta-feira a inauguração da igreja principal da Universidade Católica Argentina (UCA), sublinhando-a como “centro e coração” da instituição.
Numa mensagem vídeo divulgada durante a cerimónia, o Papa argentino expressa a sua “grande alegria” pela concretização de um projeto que constituía um sonho de longa data dos primeiros professores da UCA e também da Conferência Episcopal Argentina.
“Agora este templo é o centro da universidade, toda ela deve estar orientada para Deus, para Jesus, e retirar dele a sua força, os seus ideais e ensinamentos”, exortou.
Consagrada ao Coração de Jesus, a nova igreja da universidade argentina responde ao pedido do Papa para uma maior espiritualidade e encontro com Jesus Cristo também nos centros académicos.
Foi oficialmente aberta ao culto durante uma eucaristia presidida pelo arcebispo de Buenos Aires e Grão-Chanceler daquela instituição educativa, o cardeal Mario Poli.
Francisco frisou que mais do que “algo à parte” do quotidiano da universidade, aquele templo deve ser encarado como “o coração” da mesma.
“Muito mais importante do que a Reitoria, que o Conselho Superior, que os Decanos, que as Assembleias”, complementou.
O novo templo da Universidade Católica Argentina deverá receber cinco missas diárias, além de uma “hora de adoração”, iniciativas abertas a todos os professores, alunos, responsáveis e funcionários da instituição.
JCP