Vaticano: Papa abordou crise da Ucrânia em conversa com presidente da Eslovénia

Alargamento da União Europeia também foi tema em debate

Cidade do Vaticano, 07 jan 2022 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da Eslovénia, Borut Pahor, com que abordou a crise na Ucrânia e o alargamento da União Europeia nos Balcãs, informa a Santa Sé, em comunicado.

A nota de imprensa destaca que a conversa passou por “várias questões internacionais e regionais”, incluindo “a cooperação regional, o alargamento da União Europeia aos países dos Balcãs ocidentais e a situação na Ucrânia”.

A audiência privada assinalou o 30.º aniversário do reconhecimento da independência da Eslovénia, por parte da Santa Sé, e do estabelecimento de relações diplomáticas.

Os responsáveis manifestaram “apreço pelas positivas relações bilaterais e pelo diálogo contínuo entre a Igreja e as autoridades civis eslovenas”.

Borut Pahor encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por D. Richard Paul Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

A 26 de janeiro, o Papa promoveu um dia de oração pela paz na Ucrânia, defendendo o diálogo para evitar um cenário de guerra.

“Que as orações e súplicas, que hoje se elevam ao Céu, toquem as mentes e os corações dos responsáveis na terra, para que façam prevalecer o diálogo, e o bem de todos seja colocado acima dos interesses particulares. Por favor, nunca a guerra”, disse, no Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top