Francisco: Vaticano divulga primeira imagem do Papa desde o início do internamento

Mensagem para o ângelus abordou momento de dificuldade, agradecendo cuidados e orações por si

Foto: Sala de Imprensa da Santa Sé/EPA

Cidade do Vaticano, 16 mar 2025 (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje a primeira imagem do Papa desde o início do seu internamento, há 31 dias, com Francisco em oração depois de celebrar a Eucaristia.

“Esta manhã, o Papa Francisco concelebrou a Santa Missa na capela do apartamento do décimo andar do Policlínico Gemelli”, refere uma breve nota enviada aos jornalistas, ao final da tarde.

Segundo o Vaticano, o estado de saúde de Francisco permanece “estável” e continua em tratamento, “incluindo a terapia respiratória e motora”.

O Papa não recebeu visitas hoje e “passou o dia entre oração, descanso e algum trabalho”

Numa mensagem enviada desde o Hospital Gemelli, o pontífice abordou o momento de dificuldade que se encontra a viver, agradecendo os cuidados e orações por si.

“Estou a passar por um período de provação e uno-me a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança”, refere, no texto divulgado para a recitação dominical do ângelus, ao meio-dia de Roma (11h00 em Lisboa).

“Nesse sentido, quanta luz brilha nos hospitais e espaços de cuidado! Quanto cuidado amoroso ilumina os quartos, os corredores, as clínicas, os locais onde se realizam os serviços mais humildes!”, acrescenta Francisco.

A mensagem, divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, agradece a todos pelas orações e quem assiste o Papa, “com tanta dedicação”.

“Gostaria de convidar-vos, hoje, para que vos unais a mim no louvor ao Senhor, que nunca nos abandona e que, nos momentos de dor, coloca ao nosso lado pessoas que refletem um raio do seu amor”, pede o pontífice.

Francisco deixa uma palavra especial às crianças que rezam pela sua recuperação.

“Algumas delas vieram aqui hoje ao Gemelli, como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O Papa ama-vos e espera sempre encontrar-se convosco”, refere.

Francisco evocou os cenários de conflito e convida a rezar pela paz, “especialmente nos países feridos pela guerra: a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Myanmar, Sudão e República Democrática do Congo”.

“E rezemos pela Igreja, chamada a traduzir em escolhas concretas o discernimento feito na recente Assembleia Sinodal. Agradeço à Secretaria-Geral do Sínodo, que nos próximos três anos acompanhará as Igrejas locais nessa tarefa”, escreveu ainda.

O Vaticano lançou este sábado um processo de “acompanhamento e avaliação”da implementação do Sínodo 2021-2024 e convocou uma inédita Assembleia Eclesial, para outubro de 2028.

Francisco está internado no Gemelli desde 14 de fevereiro, tendo sido diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.

O Papa deixou de ter prognóstico reservado na última segunda-feira, após a estabilização da infeção respiratória, registando melhorias, mas continua sem previsão de alta médica, dado que ainda necessita de tratamento em ambiente hospitalar, num quadro definido como “complexo”.

Pelo quinto domingo consecutivo, a reflexão para o ângelus foi divulgada por escrito, tendo Francisco começado por referir a passagem do Evangelho de São Lucas que fala da Transfiguração de Jesus.

“Ao subir no alto de uma montanha com Pedro, Tiago e João, Jesus recolhe-se em oração e torna-se radiante de luz. Dessa forma, Ele mostra aos discípulos o que está por trás dos gestos que realiza no meio deles: a luz do seu amor infinito”, indica.

“Que a Virgem Maria nos proteja e nos ajude a ser, como Ela, portadores da luz e da paz de Cristo”, conclui.

OC

Noticia atualizada às 18h22

Partilhar:
Scroll to Top