Vaticano: Padres do Patriarcado de Lisboa saudaram o Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro

Grupo de três sacerdotes, com dois padres de Aveiro e o bispo emérito do Funchal participaram na audiência-geral desta quarta-feira

Foto: Vatican Media

Lisboa, 21 mai 2025 (Ecclesia) – Os padres António Janela, António Cardoso e Manuel Naia, membros do presbitério de Lisboa, saudaram e conversaram com o Papa Leão XIV, no final da audiência-geral desta quarta-feira, dia 21 de maio, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Patriarcado de Lisboa destaca que os seus três sacerdotes “num momento de profunda alegria” puderam saudar o novo Papa, “Sucessor de Pedro, que foi eleito no Conclave do dia 8 de maio”.

Os padres António Janela, António Cardoso e Manuel Naia estiveram com Leão XIV, “durante alguns momentos”, no final do encontro público semanal do Papa, deste dia 21 de maio.

O grupo de sacerdotes Portugal, para além dos três padres de Lisboa, explica o Patriarcado, incluiu o bispo emérito do Funchal, D. António Carrilho, e dois presbíteros da Diocese de Aveiro, “todos do mesmo curso”, uma viagem a Roma pelos 60 anos de ordenação.

O cónego António Janela, de 84 anos, é o pároco emérito do Sagrado Coração de Jesus, o padre António Cardoso, com 85 anos de idade, é pároco de Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo, desde 1967, enquanto o padre Manuel Naia, aos 83 anos, colabora com as Paróquias de Alfornelos e da Brandoa, após mais de 20 anos, como pároco da Reboleira (2003/2024).

Foto: Lusa/EPA

O Papa Leão XIV presidiu hoje à sua primeira audiência pública, na Praça de São Pedro, onde evocou a Mensagem de Fátima para pedir orações pela paz, em todo o mundo.

“Neste mês mariano, gostaria de repetir o convite da Nossa Senhora de Fátima: ‘rezem o terço todos os dias pela paz’. Juntamente com Maria, peçamos que os homens não se fechem a este dom de Deus e que desarmem o seu coração. O Senhor vos abençoe”, disse Leão XIV, na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes no Vaticano.

O Papa mostrou-se “feliz” por receber milhares de peregrinos na audiência geral e anunciou que vai retomar o ciclo de catequeses jubilares, subordinado ao tema ‘Jesus Cristo, nossa esperança’, iniciado por Francisco, que faleceu há um mês, a 21 de abril.

Leão XIV apelou também ao fim do conflito na Faixa de Gaza e à entrada da ajuda humanitária, falando numa situação “preocupante” na região, e convidou israelitas e palestinos a “pôr fim às hostilidades”.

O novo pontífice foi eleito a 8 de maio, após pouco mais de 24 horas de Conclave, e presidiu no último domingo à Missa de início do ministério petrino, como bispo de Roma.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top