Papa destaca papel do jornal na ligação com a vida e a história da Igreja
Cidade do Vaticano, 01 jul 2021 (Ecclesia) – O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, celebra hoje o seu 160.º aniversário e vai lançar um conjunto de cinco números especiais com artigos de editores de jornais italianos e internacionais, para assinalar a data.
O Papa associou-se à celebração, com uma mensagem em vídeo na qual se confessa leitor da publicação, “da primeira à última página”.
“Leio todos os dias e, quando não sai no domingo, sinto que falta alguma coisa”, refere Francisco.
O Papa assinala que, já na Argentina, costumava ler a a edição semanal do ‘Osservatore Romano’, em espanhol.
“Sei que é um vínculo com a Santa Sé, com o magistério e com a vida da Igreja, com a história da Igreja”, diz.
A partir de hoje, pela primeira vez, meditação semanal sobre o Evangelho dominical é confiada à assinatura autorizada de cinco mulheres especialistas, em Bíblia e espiritualidade.
O jornal foi lançado a 1 de julho de 1861, imediatamente após a proclamação do Reino da Itália, e assumiu o nome de um boletim privado anterior (setembro de 1849-1852), financiado por um grupo legitimista católico francês.
Além da edição diária – exceto domingos e feriados religiosos do calendário do Vaticano -, em italiano, o jornal tem edições semanais em sete idiomas: francês, espanhol, inglês, português, alemão, polaco (neste caso, mensal) e malabar, língua falada no sudoeste da Índia.
OC