Vaticano: «Obrigado!», Papa assinalou o terceiro aniversário do jornal mensal «L’Osservatore di strada»

«O vosso trabalho é importante, porque nos ajuda a recordar que o mundo também deve ser visto a partir da rua» – Leão XIV

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 05 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV assinalou o terceiro aniversário do jornal mensal ‘L’Osservatore di strada’ que nasceu com o propósito de dar voz a quem vive na rua, o primeiro número foi publicado a 29 de junho de 2022.

“Quero juntar-me à vossa celebração com algumas palavras que se podem resumir numa só: ‘obrigado!’. Obrigado a todos que, durante três anos, levaram a cabo esta pequena mas significativa experiência. Obrigado por este vosso jornal no qual, como disse o meu amado predecessor Papa Francisco no Ângelus de 29 de junho, há três anos, ‘os últimos tornam-se protagonistas’”, escreveu Leão XIV, na mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Vaticano lançou a primeira edição especial do seu jornal ‘L’Osservatore di Strada’, em versão online e impressa, para dar voz a quem vive na rua, há três anos, em 2022; com 12 páginas, apresentou na primeira edição um artigo assinado por Mimmo, um sem-abrigo do centro histórico de Roma, e do escritor Daniele Mencarelli, sobre o tema da rua.

Leão XIV destaca que são estes “últimos” que, com os seus talentos, contribuem para a criação do “jornal único” que é o L’Osservatore di Strada, e que, todos os domingos, o distribuem “gratuitamente” aos peregrinos na Praça de São Pedro, “acompanhando o Papa com a vossa presença discreta; antes e depois do momento da recitação do Ângelus”.

“O vosso trabalho é importante, porque nos ajuda a recordar que o mundo também deve ser visto a partir da rua, tendo a coragem de mudar de perspetiva, de fazer desaparecer os esquemas e as convenções que muitas vezes nos impedem de ver e escutar verdadeiramente e mais profundamente a voz dos que não têm voz.”

O Papa, que começa a sua mensagem com os votos de ‘parabéns’, pelo terceiro aniversário do jornal ‘L’Osservatore di strada’, deseja “felicidades e coragem”, e convida-os a ir “em frente, juntos, com confiança, continuando a levar à cidade dos homens, também momentos da cidade de Deus”.

“Que o Senhor esteja sempre convosco, caríssimos irmãos e irmãs. E que O reconheçamos sempre em vós. A mão de Deus nas vossas histórias, o testemunho mais vivo de como tudo é redimido e nenhuma história é sem esperança se acreditarmos no amor de Deus”, acrescentou.

Leão XIV, que cita Santo Agostinho – ‘Bem-aventurados os que têm compaixão dos outros, porque obterão compaixão’ – afirma aos protagonistas do jornal mensal ‘L’Osservatore di strada’ que a sua “compaixão e humildade são um dom precioso para todos”, enquanto a esperança, “mesmo nas dificuldades, é um exemplo para a Igreja e para o mundo”.

Este projeto editorial do Vaticano, mensário do jornal ‘L’Osservatore Romano’, é distribuído no primeiro domingo de cada mês, na Praça de São Pedro, por voluntários e por sem-abrigo, e apresentou-se como um jornal ​da​“amizade social e da fraternidade”.

O portal de notícias online do Vaticano informa os membros da redação do jornal, coordenado por Piero Di Domenicantonio, juntamente com amigos, ouviram a mensagem do Papa, transmitida pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, na sede da Mediterranea Rete della Società San Vincenzo de’ Paoli, na via della Nocetta 191.

Paolo Ruffini, com o secretário monsenhor Lucio Ruiz, e o editor do jornal vaticano L’Osservatore Romano, Andrea Monda, deram início às celebrações deste terceiro aniversário, com as saudações iniciais, acompanhadas pelas do presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Giuliano Crepaldi, indica o ‘Vatican News’ (edição italiana).

CB

Partilhar:
Scroll to Top