Vaticano: Novos movimentos religiosos em debate

Cidade do Vaticano, 17 mai 2013 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso promoveu esta quinta-feira uma consulta sobre o Novos Movimentos Religiosos, uma temática que “merece atenção e reflexão”, anunciou hoje o Vaticano.

Os cerca de quarenta participantes representaram vários organismos da Santa Sé, Universidades Pontifícias, a Conferência Episcopal Italiana e o Vicariato de Roma.

O Vaticano recorda em nota de imprensa que o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos se dedicam há alguns anos ao estudo do fenómeno dos novos movimentos religiosos.

Desde 1986, ano em que foi publicada um relatório provisório intitulado ‘O fenómeno das seitas e novos movimentos religiosos: desafio pastoral’, fruto de um questionário enviado dois anos antes às Conferências Episcopais.

Mais tarde, foi lançada uma antologia de textos sobre Novos Movimentos Religiosos, intitulada ‘As seitas e novos movimentos religiosos: textos da Igreja Católica (1986-1994)’.

Em 2003 foi publicado o livro ‘Jesus Cristo portador da água viva. Uma reflexão cristã sobre a «Nova Era»’ feita pelos Conselhos Pontifícios da Cultura e para o Diálogo Inter-religioso, que foi seguido, em 2004, por uma consulta internacional sobre a Nova Era (New Age).

A reunião desta quinta-feira foi apresentada como “mais um passo no caminho de reflexão, estudo e busca de respostas pastorais eficazes”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR