Vaticano: Novo Papa mostra «universalidade» da Igreja e «esperança na renovação»

Porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa espera que Francisco seja grande evangelizador

Lisboa, 13 mar 2013 (Ecclesia) – O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa considera que a eleição de cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para Papa vem provar a “universalidade da Igreja”, sendo esta uma mensagem “de esperança, abertura e renovação”.

“A Igreja não é europeia, asiática ou africana, é de todos os continentes”, afirmou à Agência ECCLESIA o padre Manuel Morujão reagindo à eleição do Papa Francisco, de 76 anos, esta tarde no Vaticano.

A eleição do cardeal Bergoglio mostra “uma abertura universal” e “o ar fresco da América latina ajudará a Igreja a seguir no bom caminho, que é o caminho da renovação que todos desejamos”, frisa o porta-voz jesuíta que se cruzou com o agora Papa, também da Companhia de Jesus, numa ocasião em Roma.

“Encontrei-o uma vez em Roma, tenho boa impressão dele, cordial”, afirma, desejando que “fortaleça essa cordialidade e essa abertura para que a Igreja se renove”.

Para o padre Morujão o fator idade “é secundário”: “Poderia ser com menos anos, mas recordamos que João XXIII e Bento XVI eram mais velhos que o atual papa Francisco I”.

O jesuíta português afirma por isso que a idade de Francisco “não é uma surpresa absoluta, é relativa” e recorda que Bento XVI deixou a porta aberta quando o novo Papa vir que não tem forças suficientes para ser timoneiro da barca de Pedro “poder resignar como fez, com coragem e lucidez, o Papa emérito Bento XVI”.

O porta-voz da CEP faz votos para que o Papa argentino seja “um grande evangelizador, um homem aberto a todas as cultura, um promotor do diálogo ecuménico, com as diferentes religiões e culturas”.

O fumo branco saiu hoje da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais (menos uma em Lisboa).

O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada esta terça-feira, à porta fechada, pelas 17h34 (hora de Roma).

Francisco tem menos dois anos do que Joseph Ratzinger quando este foi eleito em abril de 2005, aos 78 anos.

O agora Papa emérito, de 85 anos, renunciou por causa da sua “idade avançada”.

LS

 

Partilhar:
Scroll to Top