Encontro entre ambos pode acontecer nos próximos dias, diz porta-voz
Cidade do Vaticano, 13 mar 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco falou hoje com o seu antecessor, Bento XVI, por telefone, revelou o porta-voz do Vaticano.
“O novo Papa falou telefonicamente com Bento XVI, cumprimentou-o e depois procurará poder encontrar-se com ele num dos próximos dias, mas esta tarde já falou com ele”, disse o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa, após a eleição pontifícia do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio.
O sacerdote jesuíta, a mesma congregação religiosa do novo Papa, mostrou-se “muito feliz” pela eleição de um latino-americano pela primeira vez na história, frisando que é nessa região que vive “a maioria dos católicos”.
“A escolha do nome Francisco é muito significativa, é um nome que nunca tinha sido eleito antes e evoca simplicidade, testemunho evangélico”, acrescentou.
O padre Lombardi frisou que os jesuítas se “caraterizam pelo serviço à Igreja”, sem busca de “poder ou de autoridade”.
O fumo branco saiu hoje da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais (menos uma em Lisboa).
O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada esta terça-feira, após pouco mais de 24 horas de votações à porta fechada.
Francisco tem menos dois anos do que Joseph Ratzinger quando este foi eleito em abril de 2005, aos 78 anos.
O agora Papa emérito, de 85 anos, renunciou por causa da sua “idade avançada”.
OC