Carta enviada aos bispos católicos de todo o mundo rejeita «reducionismo individualista» na fé cristã
Cidade do Vaticano, 01 mar 2018 (Ecclesia) – O Vaticano publicou hoje uma carta dirigida a todos os bispos católicos, na qual alerta para tendências culturais e espirituais que reduzem a “salvação” da pessoa ao seu interior, esquecendo a atenção às relações pessoais, ao corpo e à natureza.
“A salvação plena da pessoa não consiste nas coisas que o homem poderia obter por si mesmo, como o ter ou o bem-estar material, a ciência ou a técnica, o poder ou a influência sobre os outros, a boa fama ou a autorrealização”, refere a ‘Placuit Deo’ (Aprouve a Deus), da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF).
A carta aos bispos da Igreja Católica “sobre alguns aspetos da salvação cristã” centra-se, de forma especial, em duas questões: a visão individualista e a visão meramente interior da salvação.
O texto aponta o dedo às tendências que propõem uma salvação meramente interior, onde “a salvação é vista como libertação do corpo e das relações concretas que a pessoa vive”.
Face às recentes transformações culturais, o Vaticano reafirma que “a salvação integral, da alma e do corpo, é o destino final ao qual Deus chama todos os homens” e não dispensa “o cuidado pela humanidade sofredora”, através das obras de misericórdia corporais e espirituais.
“A visão de uma salvação meramente interior talvez suscite uma forte convicção pessoal ou um sentimento intenso de estar unido a Deus, mas sem assumir, curar e renovar as nossas relações com os outros e com o mundo criado”, adverte a missiva.
Partindo dos recentes ensinamentos do Papa Francisco, a CDF alerta para “desvios” da vivência da fé que se assemelham a duas antigas heresias, “o pelagianismo e o gnosticismo”.
O texto precisa que, no “neopelagianismo”, cada ser humano, “radicalmente autónomo”, pretende salvar-se a si mesmo sem reconhecer qualquer dependência “de Deus e dos outros”.
Já o neognosticismo, apresenta “uma salvação meramente interior, fechada no subjetivismo”.
Embora o Vaticano não cite explicitamente quaisquer correntes associadas a estas ‘novas heresias’, nelas poderiam ser integradas movimentos como o ‘New Age’ ou propostas esotéricas e de autoajuda que levam à criação de um ‘cristianismo alternativo’, bem como à tendência de ‘acreditar sem pertencer’ (believing without belonging).
“Diante destas tendências, esta Carta pretende reafirmar que, a salvação consiste na nossa união com Cristo, que, com a sua Encarnação, vida, morte e ressurreição, gerou uma nova ordem de relações com o Pai e entre os homens, e nos introduziu nesta ordem graças ao dom do seu Espírito, para que possamos unir-nos ao Pai como filhos no Filho”
A carta fala no “desejo humano de salvação”, que se manifesta em diversas situações, e considera que o mesmo é contrariado quando as pessoas se perdem em “falsas formas de amor”, o que leva “à perda de harmonia entre os homens e dos homens com o mundo, introduzindo a desintegração e a morte”.
“É a pessoa inteira, em corpo e alma, criada pelo amor de Deus à sua imagem e semelhança, que é chamada a viver em comunhão com Ele”, acrescenta a CDF.
O texto reafirma a importância da confissão de fé em Cristo, como “único Salvador universal” e da “mediação salvífica” da Igreja Católica, “comunidade daqueles que, tendo sido incorporados à nova ordem de relações inaugurada por Cristo, podem receber a plenitude do Espírito de Cristo”.
“A mediação salvífica da Igreja assegura-nos que a salvação não consiste na autorrealização do indivíduo isolado, e, muito menos, na sua fusão interior com o divino, mas na incorporação em uma comunhão de pessoas, que participa na comunhão da Trindade”, insiste a CDF.
O Vaticano convida os católicos a “estabelecer um diálogo sincero e construtivo com os crentes de outras religiões”.
A carta cita a constituição ‘Gaudium et Spes’, do Concílio Vaticano II (1962-1965), na qual se fala da “confiança que Deus pode conduzir à salvação em Cristo ‘todos os homens de boa vontade, em cujos corações a graça opera ocultamente’”.
A ‘Placuit Deo’ foi aprovada pelo Papa Francisco, no dia 16 de fevereiro de 2018, que ordenou a publicação.
OC
As heresias em causaDe acordo com a heresia Pelagiana – desenvolvida durante o século V em volta do pensamento de Pelágio -, o homem, para cumprir os mandamentos de Deus e ser salvo, precisa da graça apenas como um auxílio externo à sua liberdade (como luz, exemplo, força), mas não como uma sanação e regeneração radical da liberdade, sem mérito prévio, para que possa realizar o bem e alcançar a vida eterna. Mais complexo é o movimento gnóstico, surgido nos séculos I e II, que se manifestou de formas muito diferentes. Em geral, os gnósticos acreditavam que a salvação é obtida através de um conhecimento esotérico ou “gnose”. Esta gnose revela ao gnóstico a sua essência verdadeira, isto é, uma centelha do Espírito divino que habita na sua interioridade, que deve ser libertada do corpo, estranho à sua verdadeira humanidade. Somente assim o gnóstico regressa ao seu ser originário em Deus, de quem se afastou pela queda original. Fonte: Carta ‘Placuit Deo‘ |