Vaticano: Nova instalação evoca importância do acolhimento a pessoas mais frágeis

Obra de Timothy Paul Schmalz apresenta figura «que parece viver como um sem-abrigo»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 15 abr 2025 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje a instalação de uma nova escultura, junto ao espaço criado para ajudar as pessoas sem-abrigo, evocando a importância do acolhimento às pessoas mais frágeis.

“Ao longo dos degraus interiores da colunata da Praça de São Pedro, perto dos duches para os pobres e do ambulatório Mãe de Misericórdia, realidades desejadas pelo Papa Francisco para as pessoas mais frágeis, foi hoje colocada uma escultura criada pelo artista canadiano Timothy Paul Schmalz”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A instalação, intitulada ‘Sê acolhedor’, é apresentada como uma interpretação visual de um versículo da Carta aos Hebreus: “Não te esqueças da hospitalidade: alguns, praticando-a, sem o saberem, acolheram anjos” (Heb 13,2).

“Esta estátua de bronze dá vida à Sagrada Escritura através da arte, permitindo que as pessoas façam uma experiência física com a Escritura. O estrangeiro, que parece viver como um sem-abrigo, com os seus com os seus pertences guardados num saco e um bastão que sugere uma longa viagem, convida-o, no entanto, a sentar-se ao seu lado”, precisa o comunicado.

Este estranho transforma-se num anjo quando se olha para o outro lado da escultura: a aspereza das suas roupas torna-se suave, o saco que transporta transforma-se em asas e o capuz em cabelo”.

“Todos somos convidados a abrir o nosso coração, porque só assim poderemos ver os outros como eles realmente são, pessoas com a sua humanidade”, assinala o Vaticano.

Timothy Paul Schmalz também criou a escultura de bronze ‘Angels Unaware’, que retrata um grupo de 140 migrantes e está colocada na Praça de São Pedro, desde 2019, por vontade do Papa Francisco.

OC

Partilhar:
Scroll to Top