Cidade do Vaticano, 11 fev 2013 (Ecclesia) – O anúncio da resignação de Bento XVI deu hoje a volta ao mundo e de todos quadrantes chegam comentários e demonstrações de “estima e reconhecimento” sobre o pontificado deste Papa.
O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, destaca na sua última edição que o anúncio da resignação monopolizou “os sites dos jornais, as transmissões televisivas diretas e catalisando a atenção da rede, como demonstra o facto de ter passado imediatamente para o primeiro plano no twitter”.
O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, falou de “coragem e sentido de responsabilidade extraordinárias”, revela o periódico.
Por sua vez, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que se trata de “uma notícia que emociona e suscita” o seu “maior respeito” e o presidente francês, François Hollande, falou de decisão “altamente respeitável”.
O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, primaz da Comunhão anglicana, explicou que recebeu a notícia “com tristeza e plena compreensão”, afirmando que Bento XVI desempenhou o seu ministério “com grande dignidade, visão e coragem”
O Patriarcado ortodoxo de Moscovo recordou a “dinâmica positiva” que o Papa cessante garantiu nas relações ecuménicas e espera que esta dinâmica continue também com o seu sucessor, enquanto Yona Metzger, rabino-chefe de Israel, louvou Bento XVI pelo “rumo dado ao diálogo entre as religiões”.
LFS/OC