Peregrinos cantaram os «parabéns» a Francisco, no seu 81.º aniversário, numa manhã de festa na Praça de São Pedro
Cidade do Vaticano, 17 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que um Natal sem Cristo é uma festa “vazia”, ao abençoar as imagens do Menino Jesus levadas pelas crianças de Roma.
“Quando rezardes em casa, diante do presépio com os vossos familiares, deixai-vos atrair pela ternura do Menino Jesus, nascido pobre e frágil no meio de nós, para dar-nos o seu amor: este é o verdadeiro Natal. Se tirarmos Jesus, o que é que fica do Natal? Uma festa vazia”, defendeu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação da oração do ângelus.
“Não tirem Jesus do Natal, Jesus é o centro do Natal, Jesus é o verdadeiro Natal. Entendido?”, acrescentou.
A bênção dos ‘Bambinelli’, as imagens de Jesus que vão ser colocadas nos presépios, acontece no terceiro domingo de Advento, o tempo de preparação para o Natal no calendário católico, por iniciativa dos Centro dos Oratórios Romanos, das paróquias e famílias da capital italiana.
“Agradeço-vos pela vossa presença alegre e desejo-vos um Bom Natal”, disse Francisco, que celebra hoje o seu 81.º aniversário.
Na Praça de São Pedro ouviram-se, por isso, os “parabéns”, cantados pelos visitantes e peregrinos ali reunidos, votos que estavam também escritos em letras gigantes.
“Muito obrigado, muito obrigado”, respondeu Francisco.
O Papa começou por apresentar a “alegria, oração e gratidão” como atitudes fundamentais para a preparação do Natal, realçando que a missão de Jesus consiste “na libertação do pecado e das escravidões pessoais e sociais que ele produz”.
Antes deste encontro, Francisco tinha concedido uma audiência a crianças assistidas pelo Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, do Vaticano.
“A alegria das crianças é um tesouro”, referiu, numa intervenção improvisadas em que sublinhou o papel dos avós e da dimensão espiritual na educação das crianças.
OC