Francisco rejeita ideia de crucifixo como «ornamento»
Cidade do Vaticano, 04 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Cruz de Cristo é um sinal de “salvação” e não um “ornamento” decorativo na vida das pessoas.
“Não há salvação nas ideias, não há salvação na boa vontade, no desejo de ser bons… não. A única salvação está em Cristo crucificado”, realçou, na homilia da Missa a que presidiu hoje na Capela da Casa de Santa Marta.
Francisco realçou que a cruz “é o sinal dos cristãos, o símbolo dos cristãos”, mas lamento que alguns usem a cruz como um “ornamento ou mesmo “cruzes com pedras preciosas, para se mostrar”.
“Nós fazemos o sinal da cruz, mas nem sempre o fazemos bem; porque não temos fé na cruz. Outras vezes, para algumas pessoas, é um distintivo de pertença: ‘Sim, eu uso uma cruz para mostrar que sou cristão’. É bom isso, mas não só como distintivo, como se fosse de uma equipa, mas como memória”, declarou.
O Papa propôs um diálogo com “este mistério da cruz”.
“Podemos pensar: Como uso a cruz? Como uma recordação? Quando faço o sinal da cruz tenho consciência do que faço? Como levo a cruz? Somente como um símbolo de pertença a um grupo religioso? Como uma decoração?”, propôs.
OC