Vaticano: Mostra inter-religiosa apresenta maior coleção privada de textos bíblicos

Iniciativa conta com o apoio do Conselho Pontifício para a Cultura

Cidade do Vaticano, 29 fev 2012 (Ecclesia) – O Vaticano vai acolher, a partir desta quinta-feira, a mostra ‘Verbum Domini’ (palavra do Senhor, em latim), exposição inter-religiosa que apresenta textos bíblicos do cristianismo e judaísmo considerados raros.

Esta iniciativa tem o patrocínio do Conselho Pontifício para a Cultura (CPC), organismo da Santa Sé, e segundo os seus organizadores pretende “aproximar os visitantes da grande história da Bíblia”.

A Rádio Vaticano adianta que na mostra vão estar disponíveis “150 objetos de notável relevância histórica” oriundos da chamada ‘Green Collection’, a maior coleção privada do mundo de textos e documentos bíblicos – que deixam os Estados Unidos da América pela primeira vez -, bem como de coleções privadas de outros países.

Ao longo de 5 mil metros quadrados encontram-se, por exemplo, o ‘Codex Climaci Rescriptus’, uma das bíblias mais antigas do mundo, escrita na língua materna de Jesus, o aramaico da Palestina.

No percurso, os visitantes vão encontrar recriações de ambientes como a tipografia de Gutemberg ou as grutas de Qumran, localidade palestina na margem noroeste do Mar Morto onde foram encontrados, entre 1947 e 1956, vários manuscritos de um período estimado entre 200 anos antes da era cristã e cerca de 100 anos depois.

Mons. Melchor Sánchez de Toca, subsecretário do CPC, referiu hoje à emissora do Vaticano que é importante dar a conhecer a Bíblia como “grande códice da cultura ocidental”, tendo moldado “grandes categorias de pensamento, o conceito de pessoa, a vida em comunidade, a gastronomia, o folclore”.

A exposição, aberta ao público de forma gratuita, decorre até 15 de abril no Braço de Carlos Magno, Praça de São Pedro, no Vaticano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top