Vaticano: Morreu responsável pela Pastoral da Saúde na Santa Sé

D. Zygmunt Zimowski, de 67 anos, lutava há alguns anos contra um cancro no pâncreas

Cidade do Vaticano, 13 de jul 2016 (Ecclesia) – O Vaticano deu conta hoje da morte de D. Zygmunt Zimowski, arcebispo polaco que era até agora responsável pelo Conselho Pontifício da Pastoral para os Agentes de Saúde.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, D. Zygmunt Zimowski , de 67 anos, faleceu esta manhã no seu país natal, vítima de doença prolongada.

O prelado lutava há alguns anos contra um cancro no pâncreas.

Na biografia publicada hoje, o Vaticano enaltece o percurso e o serviço prestado por D. Zygmunt Zimowski à Igreja Católica e às comunidades cristãs.  

Nascido na cidade polaca de Kupienin, a 07 de abril de 1949, ele foi ordenado sacerdote em maio de 1973, nomeado bispo por S. João Paulo II em março de 2002 e consagrado pelo então cardeal Joseph Ratzinger (agora Papa emérito Bento XVI) que na época era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 2009 assumiu a presidência do Conselho Pontifício da Pastoral para os Agentes de Saúde, ao mesmo tempo que foi nomeado arcebispo de Radom, na Polónia.

Depois de ter sido internado em Varsóvia em dezembro de 2014, devido à sua doença, D. Zygmunt Zimowski tinha retomado há alguns meses a sua missão na Cúria Romana.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top