Vaticano: Morreu cardeal argentino D. Jorge María Mejía, amigo do Papa

Cidade do Vaticano, 09 dez 2014 (Ecclesia) – O cardeal argentino D. Jorge María Mejía, de 91 anos, faleceu esta madrugada na clínica onde estava internado em Roma, na qual o Papa Francisco o foi visitar várias vezes.

O bispo emérito de Mar del Plata participou como perito no Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965, e foi arquivista e bibliotecário da Santa Sé entre 1998 e 2003; foi criado cardeal por São João Paulo II em fevereiro de 2001.

Francisco mostra-se “entristecido” pela morte, na mensagem de condolências enviada ao irmão do cardeal Mejía, recordando que este “serviu a Igreja com fidelidade e competência, durante muitos anos, em vários organismos da Santa Sé”.

O Papa fala numa “grande amizade” com o falecido cardeal, que lembra como “um pastor dedicado à missão evangelizadora”.

Dois dias após a sua eleição, em 2013, o Papa Francisco fez uma visita surpresa à Clínica Pio XI, de Roma, para encontrar-se com o cardeal argentino, que tinha sofrido um enfarte a 7 de março.

O funeral vai celebrar-se esta quinta-feira, às 11h30 (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro, com a presidência do cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício; os ritos finais das exéquias vão ser presididos pelo Papa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR