Józef Wesolowski tinha faltado a sessão inicial de julgamento por motivos de saúde
Cidade do Vaticano, 28 ago 2015 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje a morte do antigo núncio na República Dominicana, Józef Wesolowski, de 67 anos, que ia ser julgado por abuso sexual de menores e posse de pornografia infantil.
O ex-arcebispo foi encontrado morto na sua casa, no Vaticano, “às primeiras horas desta manhã”, adianta a nota oficial, a qual acrescenta que as autoridades do pequeno Estado “intervieram de imediato para as primeiras investigações, as quais indicam que a morte se deveu a causas naturais”.
O promotor de Justiça ordenou uma autópsia, que vai ser realizada hoje, cujos resultados “serão comunicados assim que possível”, refere a Santa Sé.
A nota de imprensa assinala ainda que o Papa Francisco foi “oportunamente informado de tudo”.
O julgamento de Józef Wesolowski deveria ter começado a 11 de julho, mas foi então adiado devido a problemas de saúde do acusado, então hospitalizado, que voltaria a casa no dia 17 do mesmo mês.
O ex-núncio era acusado de vários delitos, cometidos tanto durante a sua estadia em Roma, desde agosto de 2013 até ao momento da sua prisão (22.09.2014), como no período decorrido na República Dominicana, nos cinco anos em que desempenhou o cargo de núncio apostólico (24.01.2088-02.08.2013).
Em junho de 2014, o Vaticano revelou que Józef Wesolowski tinha sido condenado à demissão do estado clerical pela Congregação para a Doutrina da Fé.
OC