Vaticano: Milhares de pessoas na Praça de São Pedro para Rosário em sufrágio pelo Papa Francisco

Foto: Lusa/EPA

Vaticano: Milhares de pessoas na Praça de São Pedro para Rosário em sufrágio pelo Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 21 abr 2025 (Ecclesia) – Milhares de pessoas estão reunidas na Praça de São Pedro para recitar o Rosário em sufrágio pelo Papa Francisco.

O momento de oração é presidido pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro.

“Penso que todos temos ainda no coração as palavras que tantas vezes o Papa nos dirigiu, o seu convite: ‘Não se esqueçam de rezar por mim’. Queremos fazê-lo esta tarde, claramente, para o acompanhar na sua Páscoa”, disse o responsável, no início do terço.

“Queremos agradecer ao Senhor os dons que concedeu a toda a Igreja através do ministério apostólico do Papa Francisco, peregrino de esperança que não desilude, e queremos confiá-lo ao Pai Misericordioso, em comunhão com Maria, Mãe da Igreja e Rainha do Céu, e por intercessão do apóstolo Pedro”, acrescentou.

À nossa voz orante junta-se a voz dos nossos irmãos e irmãs espalhados por todo o mundo. É todo o rebanho de Cristo, o Bom Pastor, que reza pelo Papa Francisco, contemplando os mistérios gloriosos do nosso Salvador”.

A oração final da celebração evoca o Papa como testemunha de “ternura para com os pequenos e os pobres” e sinal da misericórdia de Deus.

A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica do Vaticano, para a homenagem de todos os fiéis, pode ter lugar na manhã de quarta-feira, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano.

A cerimónia vai decorrer “segundo as modalidades que serão estabelecidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais”, acrescentou Matteo Bruni.

O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, vai presidir esta tarde ao rito da verificação da morte e da colocação do corpo do Papa no caixão, anunciou o Vaticano.

Este é um rito previsto no ‘Ordo Exsequiarum Romani Pontificis’ (n.ºs 21-40).

A celebração vai decorrer a partir das 20h00 (menos uma em Lisboa), na capela da Casa de Santa Marta.

OC

 

 

Partilhar:
Scroll to Top