Vaticano: Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2016 é apresentada hoje

«Vence a indiferença e conquista a paz» é o tema escolhido

Cidade do Vaticano, 15 dez 2015 (Ecclesia) – A Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2016, com o título ‘Vence a indiferença e conquista a paz’, vai ser publicada e apresentada publicamente hoje.

A conferência de imprensa para apresentar o texto de 2016 vai contar com a presença, no Vaticano, do presidente do CPJP, cardeal Peter Turkson; Flaminia Giovanelli, subsecretária do organismo; D. José Raúl Vera López, bispo de Saltillo (México); D. Michele Pennisi, arcebispo de Monreal (Itália); o padre Luigi Ciotti, que preside a movimentos de combate à criminalidade organizada na Itália.

O 49.º Dia Mundial da Paz, comemorado no dia 1 de janeiro de 2016, pretende ser “um ponto de partida para todas as pessoas de boa vontade, em particular as que trabalham na educação, cultura e nos meios de comunicação, agindo cada um segundo suas próprias possibilidades e de acordo com as melhores aspirações para construirmos juntos um mundo mais consciente e misericordioso, e, portanto, mais livre e mais justo”, revela o Conselho Pontifício da Justiça e da Paz (CPJP).

O organismo da Santa Sé observa que a “indiferença aos flagelos atuais” é um dos motivos que prejudicam a paz no mundo.

“A indiferença é frequentemente associada a várias formas de individualismo que produzem isolamento, ignorância, egoísmo, e isso leva ao desinteresse”, alerta o CPJP para quem o aumentar a informação “não é sinónimo de maior atenção para os problemas” se estes não foram acompanhados por uma maior consciência solidária.

Neste contexto, o organismo da Santa Sé deu como exemplo “o fundamentalismo e seus massacres; perseguições por causa da fé e etnia; violações da liberdade e dos direitos dos povos; abuso e escravidão de pessoas; a corrupção e o crime organizado; as guerras que provocam o drama dos refugiados e dos migrantes forçados”.

A mensagem do Papa para o dia 1 de janeiro é enviada para os Ministérios dos Negócios Estrangeiros de todo o mundo e também designa a “linha diplomática da Santa Sé para o novo ano”, contextualiza o CPJP.

OC

Partilhar:
Scroll to Top