Francisco sublinha centralidade da ressurreição na fé cristã

Cidade do Vaticano, 25 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa reflete sobre a morte e a ressurreição, na sua mensagem para a Quaresma, divulgada hoje pelo Vaticano, convidando os católicos a uma atitude de esperança e à “confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna”.
“Jesus, nosso amor e nossa esperança, ressuscitou e, vivo, reina glorioso. A morte foi transformada em vitória e aqui reside a fé e a grande esperança dos cristãos: na ressurreição de Cristo”, escreve Francisco, que se encontra internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli.
A Mensagem para a Quaresma de 2025, ano de Jubileu, tem como tema ‘Caminhemos juntos na esperança’.
“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa. Que a esperança que não engana, mensagem central do Jubileu, seja para nós o horizonte do caminho quaresmal rumo à vitória pascal”, apela o Papa.
A mensagem cita a encíclica de Bento XVI sobre a esperança, ‘Spe salvi’, sublinhando a centralidade da fé na ressurreição.
“Jesus Cristo, morto e ressuscitado, é o centro da nossa fé e a garantia da nossa esperança na grande promessa do Pai, já realizada nele, seu Filho amado: a vida eterna”, indica Francisco.
O texto sublinha a necessidade de transformar a esperança em gestos concretos, na vida dos cristãos.
“Estou convencido de que Deus me perdoa os pecados? Ou comporto-me como se me pudesse salvar sozinho? Aspiro à salvação e peço a ajuda de Deus para a receber?”, questiona.
Vivo concretamente a esperança que me ajuda a ler os acontecimentos da história e me impele a um compromisso com a justiça, a fraternidade, o cuidado da casa comum, garantindo que ninguém seja deixado para trás?”
A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início com a celebração de Cinzas (05 de março, em 2025), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 20 de abril).
OC