Vaticano: Mais de 25 mil noivos na Praça de São Pedro para encontro com o Papa

Participantes de 30 países, incluindo Portugal, ouviram apelos ao fim da violência doméstica

Cidade do Vaticano, 14 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje, dia de São Valentim, com mais de 25 mil noivos, incluindo quatro portugueses, numa iniciativa promovida pelo Conselho Pontifício da Família (CPF), ‘A alegria do sim para sempre’.

“Basta de violência sobre as mulheres e sobre as crianças”, disse o presidente do CPF, D. Vincenzo Paglia, perante Francisco e os participantes no evento, recordando as vítimas de violência doméstica.

O encontro, que teve de ser transferido para a Praça de São Pedro por causa do número de inscrições, contou com a participação de pessoas oriundas de 30 países que decidiram casar-se, nos próximos meses.

O encontro começou com momentos musicais e de testemunho pessoal; o Papa chegou cerca das 12h20 locais (11h20 em Lisboa) , para dirigir-se aos presentes e responder a perguntas dos noivos.

“Os responsáveis pela coisa pública deveriam esta muito mais atentos para os apoiar (jovens casais), com uma política familiar e laboral mais solícita. Há demasiados jovens desempregados”, declarou D. Vincenzo Paglia.

A festa decorre na festa litúrgica de São Valentim, bispo de Terni (Itália) no século IV, que foi martirizado em Roma no dia 14 de fevereiro; é padroeiro dos noivos porque ajudou a casar uma jovem cristã e um jovem militar romano, indo contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido os matrimónios durante as guerras.

JCP/OC

Notícia atualizada às 12h30

[[v,d,,]]


Partilhar:
Scroll to Top