Vaticano: Líder anglicano com intervenção marcada no Sínodo dos Bispos

Bento XVI e Rowan Williams encontram-se esta tarde

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 10 out 2012 (Ecclesia) – O arcebispo da Cantuária e líder da Comunhão Anglicana vai encontrar-se hoje no Vaticano com Bento XVI e dirigir-se aos mais de 260 participantes no Sínodo dos Bispos, dedicado à nova evangelização.

Rowan Williams, que no final de 2012 vai deixar o cargo, vai falar aos prelados católicos do tema escolhido para a 13ª assembleia geral sinodal, ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, desde a perspetiva anglicana.

O arcebispo britânico é um dos representantes de  15 Igrejas cristãs convidados para marcarem presença no Sínodo, uma assembleia consultiva convocada pelo Papa, juntando-se a 262 cardeais, arcebispos e bispos, peritos, observadores e outros convidados.

Esta quinta-feira, na celebração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) vai ser a vez do Patriarca Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, dirigir uma saudação aos participantes na missa que decorrerá na Praça de São Pedro.

O Sínodo dos Bispos, iniciado no domingo, prolonga-se até ao próximo dia 28 com as intervenções dos vários participantes, entre os quais se incluem dois portugueses: D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e D. António Couto, bispo de Lamego.

A Santa Sé anunciou ainda a presença de três “convidados especiais”: o irmão Alois, prior da Comunidade Ecuménica de Taizé (França); Lamar Vest, presidente da Sociedade Bíblica Americana (EUA); Werner Arber, presidente da Academia Pontifícia das Ciências.

Estão previstos 23 encontros (congregações) gerais, nas quais cada interveniente dispõe de 5 minutos para falar, e 8 sessões de trabalhos de grupos (círculos menores), que se iniciaram esta manhã.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top