Papa evocou legado de Francisco, um mês depois do seu falecimento

Cidade do Vaticano, 21 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje à sua primeira audiência pública, na Praça de São Pedro, evocando a Mensagem de Fátima para pedir orações pela paz, em todo o mundo.
“Neste mês mariano, gostaria de repetir o convite da Nossa Senhora de Fátima: ‘rezem o terço todos os dias pela paz’. Juntamente com Maria, peçamos que os homens não se fechem a este dom de Deus e que desarmem o seu coração. O Senhor vos abençoe”, disse Leão XIV, na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes no Vaticano.
Na saudação aos participantes de língua árabe, o Papa repetiu o convite a rezar o terço nestes mês de maio, “dedicado à Nossa Senhora”, falando do Rosário como um “meio eficaz para obter a verdadeira paz nos corações”.
Leão XIV mostrou-se “feliz” por receber milhares de peregrinos na audiência geral, anunciando que vai retomar o ciclo de catequeses jubilares, subordinado ao tema ‘Jesus Cristo, nossa esperança’, iniciado por Francisco, falecido a 21 de abril.
“Não podemos concluir este nosso encontro sem recordar com tanta gratidão o amado Papa Francisco, que há um mês regressou à casa do Pai”, disse.
A reflexão partiu da parábola do semeador, uma passagem do Evangelho de São Mateus (Mt 13,1-17).
“A parábola lança diante de mim uma palavra que me provoca e me leva a questionar-me. A parábola do semeador fala precisamente da dinâmica da palavra de Deus e dos efeitos que ela produz”, indicou o Papa.
Leão XIV sustentou que a palavra de Deus “fecunda e provoca toda a realidade”, deixando sementes “mesmo onde é improvável que deem frutos”.
Estamos habituados a calcular as coisas – e às vezes é necessário – mas isso não vale no amor! A forma como este semeador desperdiçador lança a semente é uma imagem da forma como Deus nos ama. É certo que o destino da semente depende também da forma como o solo a acolhe e da situação em que se encontra, mas antes de mais nesta parábola Jesus diz-nos que Deus lança a semente da sua palavra em todo o tipo de solo, ou seja, em qualquer das nossas situações”.
O Papa falou em italiano, com exceção das saudações aos peregrinos de língua inglesa e espanhola, que fez nestas línguas.
No fim do encontro, Leão XVI deixou uma palavra especial para os grupos paroquiais presentes no Vaticano e encorajou-os a “seguir fielmente o Evangelho, para serem cristãos autênticos na família e em todos os outros ambientes”.
“O meu pensamento vai, por fim, aos jovens, aos doentes e aos recém-casados, desejando a cada um que sirva sempre a Deus com alegria e ame o próximo com espírito evangélico”, concluiu, com a tradicional saudação final das audiências gerais.
Leão XIV foi eleito a 8 de maio, após pouco mais de 24 horas de Conclave, e presidiu no último domingo à Missa de início do ministério petrino, como bispo de Roma.
OC