Intenção de oração para dezembro tem como pano de fundo primeira viagem internacional do pontificado
Cidade do Vaticano, 26 nov 2025 (Ecclesia) – Leão XIV dedicou a sua intenção de oração para o mês de dezembro aos cristãos que vivem em cenários de guerra e violência, pedindo que sejam “sementes de reconciliação e de esperança”, especialmente no Médio Oriente.
“Oremos para que os cristãos que vivem em áreas de guerra ou conflito, especialmente no Médio Oriente, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança”, refere o Papa, numa intervenção divulgada hoje, véspera da sua primeira viagem apostólica, que o leva à Turquia e ao Líbano.
‘O Vídeo do Papa’, divulgado através das redes sociais e YouTube, deixa um apelo contra a indiferença perante o sofrimento das comunidades religiosas em áreas de conflito.
“Deus da paz, que através do sangue do teu Filho reconciliaste o mundo contigo, hoje oramos pelos cristãos que vivem em meio a guerras e violência”, refere a oração recitada pelo próprio Papa.
A mensagem, em vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), mostra imagens de resiliência em locais devastados: celebrações em aldeias iraquianas, a comunidade paroquial de Gaza, o trabalho da Cáritas no Líbano e a espiritualidade nos mosteiros sírios.
“Mesmo rodeados pela dor, que eles nunca deixem de sentir a gentil bondade da tua presença e as orações dos seus irmãos e irmãs na fé”, pede Leão XIV.
O lançamento deste vídeo coincide com a preparação da visita papal a uma das regiões mais instáveis do mundo.
Segundo o Relatório de 2025 sobre a liberdade religiosa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), citado na nota de imprensa, a instabilidade política e socioeconómica no Médio Oriente coloca as minorias cristãs numa situação de “extrema vulnerabilidade”.
A nota destaca a exaustão da população na Palestina, a crise económica e a fuga de fiéis no Líbano, bem como a difícil reconstrução no Iraque e na Síria.
Apesar deste cenário, o Papa sublinha que, “fortalecidos pelos laços fraternos”, estes cristãos podem tornar-se “construtores de esperança”, capazes de “buscar a justiça com misericórdia”.
O padre Cristóbal Fones, diretor internacional da RMOP, sublinhou a continuidade entre os pontificados no que toca a esta preocupação.
“O Papa Leão XIV retoma esta herança [de Francisco], coincidindo com a sua primeira viagem apostólica”, afirmou o responsável, acrescentando que o vídeo é um gesto para dizer aos cristãos da região “que não estão esquecidos”.
“Que o Espírito Santo, fonte de esperança nos momentos mais sombrios, sustente a fé daqueles que sofrem e fortaleça a sua esperança. Não nos deixe cair na indiferença e faça de nós construtores da unidade”, conclui a oração de Leão XIV.
O vídeo está disponível em mais de 23 idiomas e conta com a colaboração do Vatican Media.
OC
Vaticano: Papa pede orações na véspera da primeira viagem internacional do pontificado
