EUA: Leão XIV afirmou a sua «proximidade espiritual» a todos os afetados pela «terrível tragédia» na escola católica da Anunciação

Papa manifestou «sentidas condolências e a garantia de proximidade espiritual» às vítimas do tiroteio

Foto EPA/Lusa

Cidade do Vaticano, 28 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV, “profundamente triste” pelo tiroteio na igreja da Anunciação, em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, enviou um telegrama de condolências às vítimas e afirmou a sua “proximidade espiritual a todos os afetados por esta terrível tragédia”.

“Neste momento extremamente difícil, o Santo Padre confere à comunidade da escola católica da Anunciação, à Arquidiocese de São Paulo e Minneapolis e às pessoas da área metropolitana das ‘Twin Cities’ a sua bênção apostólica como garantia de paz, fortitude e consolação no Senhor Jesus”, lê-se no telegrama do Papa, enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Esta quarta-feira, 27 agosto, um homem disparou contra as pessoas que estavam na Missa de início do ano letivo na igreja da Anunciação, em Minneapolis, o complexo tem também uma escola que acolhe crianças desde o jardim-de infância até ao terceiro ciclo do Ensino Básico, e o atirador, que se suicidou, matou duas crianças, de 8 e 10 anos de idade, e fez 20 feridos, informa o portal online ‘Vatican News’.

Leão XIV, Papa de origem norte-americano, “ficou profundamente triste ao saber da perda de vidas e dos ferimentos” no tiroteio na igreja da Anunciação, em Minneapolis, e enviou “sentidas condolências e a garantia de proximidade espiritual” a todos os afetados por esta “terrível tragédia”, especialmente às famílias “pela perda de uma criança”.

“Ao recomendar as almas das crianças falecidas ao amor de Deus todo-poderoso, Sua Santidade reza pelos feridos, bem como pelos socorros, pessoal médico e clero que cuidam deles e dos seus entes queridos”, acrescenta o cardeal Pietro Parolin, no telegrama enviado ao arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, D. Bernard Hebda, publicado na sala de imprensa da Santa Sé.

O arcebispo de Saint Paul e Minneapolis agradeceu as “muitas promessas de orações que têm chegado do Santo Padre, Papa Leão, e de tantas pessoas de todo o mundo”, todas a rezar pelas famílias da Paróquia e Escola da Anunciação, “e por todos os que foram afetados pela violência sem sentido”.

“O meu coração está partido ao pensar nos alunos, professores, clérigos e paroquianos e no horror que testemunharam numa igreja, um lugar onde nos devemos sentir seguros”, partilhou D. Bernard A. Hebda.

Este ataque contra a igreja da Anunciação, em Minneapolis, no Estado do Minnesota, aconteceu num “cenário de crescente violência armada em Minneapolis”, a polícia registou “12 tiroteios, com saldo de oito feridos e três mortos”, nas 12 horas anteriores, informa ainda a a página de notícias do Vaticano na internet.

“Precisamos acabar com a violência armada. A nossa comunidade está, com razão, indignada com esses atos horríveis de violência perpetrados contra pessoas vulneráveis e inocentes. Eles são muito comuns. Embora precisemos nos comprometer a trabalhar para evitar a repetição de tais tragédias, também precisamos nos lembrar que temos um Deus de paz e amor, e que é o seu amor que mais precisaremos ao nos esforçarmos para abraçar aqueles que estão sofrendo tão profundamente”, acrescentou o responsável pela Arquidiocese norte-americana de Saint Paul e Minneapolis, na declaração publicada na página online da diocese.

CB/PR

 

Partilhar:
Scroll to Top