Vaticano: Leão XIV assume intenção de reforçar «caráter sinodal da Igreja Católica», no caminho aberto por Francisco

Papa encontrou-se com responsáveis cristãos que acompanharam Missa de início do pontificado

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 19 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje que pretende reforçar o “caráter sinodal da Igreja Católica”, no caminho aberto por Francisco, falando na audiência que concedeu aos representantes de Igrejas cristãs e outras religiões que acompanharam o início do pontificado.

“Consciente de que sinodalidade e ecumenismo estão intimamente ligados, desejo assegurar-vos a minha intenção de continuar o compromisso do Papa Francisco de promover o carácter sinodal da Igreja Católica e de desenvolver novas e concretas formas para uma sinodalidade cada vez mais intensa no campo ecuménico”, referiu Leão XIV, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Um dia após a celebração da Missa de início do ministério petrino, o novo pontífice evocou o seu antecessor, sublinhando que a “fraternidade universal” foi um dos “pontos fortes” da sua missão.

O discurso evocou ainda os 1700 anos do Concílio Ecuménico de Niceia, que se assinalam em 2025, um “marco na elaboração do Credo partilhado por todas as Igrejas e comunidades eclesiais”.

Enquanto estamos a caminho de restabelecer a plena comunhão entre todos os cristãos, reconhecemos que esta unidade só pode ser a unidade na fé. Como bispo de Roma, considero ser um dos meus deveres prioritários procurar o restabelecimento da comunhão plena e visível entre todos aqueles que professam a mesma fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo”.

Leão XIV assumiu que a unidade é uma “preocupação constante” da sua vida, evocando o seu lema episcopal, ‘In Illo uno unum’, expressão de Santo Agostinho de Hipona (naquele que é um [ Cristo], somos um só).

“A nossa comunhão realiza-se efetivamente na medida em que convergimos no Senhor Jesus Cristo. Quanto mais formos fiéis e obedientes a Ele, mais unidos estaremos entre nós. Por isso, como cristãos, todos somos chamados a rezar e a trabalhar juntos para, passo a passo, alcançarmos este objetivo, que é e permanece obra do Espírito Santo”, sustentou.

O Papa agradeceu aos participantes pela sua “proximidade”, concluindo com uma oração: “Invoquemos nos nossos corações a bênção de Deus, para que a sua infinita bondade e sabedoria nos ajudem a viver como seus filhos e, entre nós, como irmãos e irmãs, para que a esperança cresça no mundo”.

O Vaticano informou que Leão XIV recebeu ainda, em audiência privada, Bartolomeu I, patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa).

Em 2024, Francisco tinha anunciado a intenção de assinalar os 1700 anos do primeiro concílio ecuménico da história, que aconteceu em Niceia, atual Turquia, com uma viagem ao país, a convite do patriarca Bartolomeu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top