Documento, intitulado «Dilexi te» («Eu te amei»), é apresentado no dia 9 de outubro, no Vaticano

Cidade do Vaticano, 04 10 out 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV assinou a sua primeira Exortação Apostólica, intitulada ‘Dilexi te’, em português ‘Eu te amei’, este sábado, dia 4 de outubro, quando a Igreja Católica celebra a festa de São Francisco de Assis.
“Esta manhã, 4 de outubro de 2025, às 08h30, na Biblioteca privada do Palácio Apostólico, o Santo Padre assinou a Exortação Apostólica Dilexi te”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, em comunicado.
Leão XIV assinou a sua primeira exortação apostólica, às 07h30 de Lisboa, este sábado, dia em que a Igreja Católica celebra a memória de São Francisco de Assis, na presença do Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra.
O novo documento do Papa, intitulado ‘Dilexi te’, ‘Eu te amei’ em português, de reflexão e orientações para as comunidades católicas, vai ser apresentado no dia 9 de outubro, na próxima quinta-feira, às 11h30 locais (menos uma hora em Lisboa), na Sala de Imprensa da Santa Sé.
O ‘Vatican News’, em língua alemã, assinala que o título em latim da primeira Exortação Apostólica de Leão XIV – ‘Dilexi te’ – parece referir-se “a uma citação do último livro da Bíblia, o Apocalipse de João”.
“Em termos de conteúdo, «Dilexi te» trata do amor pelos pobres”, acrescenta o portal de notícias do Vaticano.
As exortações apostólicas, são documentos Papais aos quais é atribuída uma importância especial, destinam-se principalmente às pessoas dentro da Igreja, ao contrário das encíclicas, o grau máximo das cartas pontifícias, tem um âmbito universal.
O Papa Leão XIV, o cardeal Robert Francis Prevost, foi eleito no dia 8 de maio (quinta-feira) deste ano de 2025, aos 69 anos de idade, após dois dias de Conclave, como sucessor de Francisco; é o primeiro pontífice norte-americano, foi missionário e bispo no Peru, e ainda superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
CB
Notícia atualizada às 10h11