
Cidade do Vaticano, 30 out 2025 (Ecclesia) – O Papa vai deslocar-se este domingo ao Cemitério de Verano, em Roma, para presidir à Missa na comemoração de todos os fiéis defuntos.
A Eucaristia tem início marcado para as 16h00 locais (menos uma em Lisboa) e segue uma tradição iniciada pelos últimos pontífices.
De acordo com o comunicado do Vicariato de Roma, enviada hoje à Agência ECCLESIA, esta celebração integra-se nas iniciativas promovidas pela diocese por ocasião desta celebração do calendário litúrgico.
Leão XIV referiu-se a esta comemoração na audiência geral desta semana: “A oração pelos nossos entes queridos lembra-nos que a nossa pátria está nos céus”.
“Que os esforços para obter os bens temporais, necessários na vida terrena, brotem sempre do amor e da fidelidade à verdade do Evangelho, que não passam porque têm a sua fonte no próprio Deus”, acrescentou.
A comemoração de todos os fiéis defuntos remonta ao final do primeiro milénio: foi o abade de Cluny, Santo Odilão, quem no ano 998 determinou que em todos os mosteiros da sua Ordem se fizesse nesta data a evocação de todos os defuntos ‘desde o princípio até ao fim do mundo’.
Durante a I Guerra Mundial, o Papa Bento XV generalizou esse uso em toda a Igreja (1915).
OC
