Vaticano: Lava-pés com presos e Via-Sacra com jovens na Semana Santa do Papa

Encontro com missionários da misericórdia é novidade no calendário para a Páscoa

Cidade do Vaticano, 27 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa vai presidir à cerimónia de lava-pés numa prisão e vai ouvir reflexões de jovens na Via-Sacra da Sexta-feira Santa, no Coliseu, num calendário de Semana Santa que inclui celebrações dentro e fora do Vaticano.

Após ter presidido à celebração de Ramos, o pontífice encontra-se esta quarta-feira de manhã com peregrinos de todo o mundo para a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.

No dia seguinte, antes do início do Tríduo Pascal, Francisco celebra a Missa Crismal na Basílica do Vaticano (09h30 de Roma, menos uma em Lisboa).

O Papa Francisco vai presidir à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés” na prisão ‘Regina Coeli’ de Roma, pelas 16h00 (menos uma em Lisboa).

A visita do Papa prevê um encontro com reclusos doentes, na enfermaria; a Missa com o rito do lava-pés a 12 detidos; e um encontro com alguns presos.

Trata-se da quarta vez que Francisco dedica a celebração da tarde de Quinta-feira Santa aos presos: em 2017, visitou a Casa de Reclusão de Paliano, Província de Frosinone e Diocese de Palestrina, a sul de Roma.

Um grupo de jovens vai levar à Via-Sacra de Sexta-feira Santa, no Coliseu de Roma (21h15 locais), um conjunto de reflexões que liga os sofrimentos de Jesus à sua realidade, falando, por exemplo, dos “haters” nas redes sociais.

“Olho à volta e vejo olhos pregados nos ecrãs do telemóvel, ocupados nas redes sociais a olhar fixamente qualquer erro dos outros, sem possibilidade de perdão. Homens que, tomados pela ira, gritam que se odeiam pelos motivos mais fúteis”, pode ler-se no texto assinado pela jovem Greta Sandri.

Os textos, divulgados pela página do Vaticano, falam da vida diária dos jovens e dos ensinamentos de Jesus, aplicados à vida dos dias modernos.

Greta Giglio, autora da meditação para a X Estação, apresenta o desafio que o seu texto coloca: “Ver em Jesus as pessoas que chegam até nós, muitas vezes privadas das suas casas, de todos os seus bens e, quando chegam cá, também da sua dignidade”.

Já no final da Semana Santa, o Papa Francisco preside à Vigília Pascal a partir das 20h30 (menos uma em Lisboa) de 31 de março, na Basílica de São Pedro.

No Domingo de Páscoa, 1 de abril, o pontífice preside à Missa na Praça de São Pedro (10h00 de Roma), seguindo-se a bênção ‘Urbi et Orbi’ desde a varanda central da Basílica.

O calendário do Papa para a Páscoa, este ano, inclui um encontro com missionários da misericórdia, no dia 8 de abril.

A celebração no II Domingo da Pascoa ou Domingo da Misericórdia está marcada para as 10h30 (09h30 em Lisboa), na Praça de São Pedro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR