Cidade do Vaticano, 19 fev 2014 (Ecclesia) – O Departamento Filatélico e Numismático do Vaticano vai emitir uma série e uma folha para assinalar a proclamação dos beatos João XXIII e João Paulo II como santos, cerimónia marcada para 27 de abril.
A série com João XXIII vai ser uma emissão conjunta da Cidade do Vaticano e do governo italiano, sendo que o “a folha vai contar com 10 selos, com uma tiragem de 300 mil séries completas”.
Já o folheto, emitido com conjunto com os correios da Polónia, país de origem de João Paulo II, “vai ter uma emissão de 200 mil unidades”.
A série com João Paulo II vai ter uma “série completa uma tiragem de 1,5 milhões de unidades”.
A folha, na qual João XXIII e João Paulo II são representados juntos vai ter 6 selos, e a tiragem dos folhetos vai ser de 200 mil.
O Papa Francisco presidiu no dia 30 de setembro de 2013 a um consistório ordinário público no Vaticano para aprovar as causas de canonização de João Paulo II e João XXIII, marcando a cerimónia para 27 de abril deste ano.
A canonização, ato reservado ao Papa, é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
RV/MD