Leão XVI deseja que encontro dos próximos dias, com participantes dos cinco continentes, seja «ocasião para encontrar Cristo»

Cidade do Vaticano, 27 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje os participantes de vários países que começaram a reunir-se em Roma para o Jubileu dos Jovens, que decorre entre 28 de julho e 3 de agosto.
“Faço votos de que seja uma ocasião para cada um encontrar Cristo e ser por Ele fortalecido na fé e no compromisso de o seguir com coerência”, disse em italiano, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
Leão XIV dirigiu-se à multidão em inglês, desejando que este encontro de jovens dos cinco continentes “seja uma oportunidade para cada um de de encontrar Cristo e de ser fortalecido por Ele na vossa fé e no vosso compromisso de seguir a Cristo com integridade de vida”.
O Papa quis também saudar os jovens presentes em espanhol, com a mesma mensagem.
O Jubileu dos Jovens decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto e conta com 11 527 participantes portugueses.
Na Diocese de Santarém, os jovens reuniram-se na Igreja de Santa Clara, para a Missa de envio presidida por D. José Traquina, bispo local.
Os mais de 300 participantes estão a caminho de Roma, em vários autocarros, “acompanhados sobretudo por catequistas, e alguns padres, particularmente os que acompanham a pastoral juvenil e vocacional”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
No Vaticano, D. Rino Fisichella, responsável pela organização do Ano Santo 2025, disse na última semana que o Jubileu dos Jovens é o “momento mais esperado” destes meses e vai contar com peregrinos de 146 países.
CB/OC