Catecismo da Igreja Católica vai estar disponível para telemóvel e tablet
Cidade do Vaticano, 19 set 2013 (Ecclesia) – ‘O catequista, testemunha da fé’, é o tema de três iniciativas apresentadas hoje pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, que se realizam no final de setembro, no Vaticano.
O encontro internacional de catequistas tem como objetivo que estes agentes da pastoral vivam uma peregrinação ao túmulo do apóstolo São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica, e depois “serem confirmados na fé” pelo Papa Francisco numa eucaristia, a 29 de setembro.
Do programa constam catequeses sobre o sacramento da reconciliação e da adoração ao santíssimo sacramento: “As catequeses serão em várias línguas, com 14 bispos, e decorrerão nas igrejas adjacentes à Praça de São Pedro devido à afluência de pessoas”, para não causarem transtorno na cidade, explicou o arcebispo Rino Fisichella, em conferência de imprensa.
Esta ação, nos dias 28 e 29 de setembro, é precedida pelo Conselho Internacional de Catequese, a 25 de setembro.
“A missão deste encontro é partilhar experiências e estudar as questões mais importantes da catequese para fornecer um serviço comum a todas as conferências episcopais”, explicou D. Rino Fisichella.
O Conselho Internacional de Catequese foi instituído pelo Papa Paulo VI, em 1973, e renovado a 1 de outubro de 2012 com o objetivo de “analisar a catequese” à esfera mundial na última década e “projetar a sua missão evangelizadora”, acrescentou o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
Depois, de 26 a 28 de setembro realiza-se o Congresso Internacional de Catequese, na Casa de São Paulo VI, que debruçar-se-á sobre a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica, mais propriamente sobre o tema da fé.
Do programa, destaca-se a catequese do Papa Francisco, no dia 27 de setembro, às 17h00 (18h00 em Portugal), participam neste congresso 104 delegações de 50 países num total de 1600 pessoas.
Na apresentação da Peregrinação dos Catequistas, iniciativa inserida no Ano da Fé, o responsável estava acompanhado pelo bispo José Ruiz Arenas e pelo monsenhor Graham Bell, respetivamente secretário e subsecretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
Na conferência de imprensa, o arcebispo revelou que brevemente estará disponível uma aplicação gratuita do ‘Catecismo da Igreja Católica’ para tablets e para telemóveis smartphone, que “permitirá ter ao alcance da mão o Catecismo e o seu Compêndio com a possibilidade de consultar os textos, as referências bíblicas, o glossário e textos de referência que se poderão transferir para as redes sociais” como o facebook e o twitter.
Os três encontros realizam-se sob o tema – O catequista, testemunha da fé – e para o arcebispo, “os que são chamados assumir a grande responsabilidade da fé sabem que o testemunho de vida é o elemento privilegiado para a credibilidade da sua missão”.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização foi criado com a missão de “promover o Catecismo da Igreja Católica” agora, “a sua jurisdição alargou-se a toda a catequese”, revelou o arcebispo.
“A tarefa é considerável, especialmente se pensarmos desde o Concílio [Vaticano II] nos laços fortes entre a catequese e a evangelização, como uma de suas fases de classificação”, assinalou D. Rino Fisichella.
CB/OC