


Cidade do Vaticano, 10 fev 2021 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano uma delegação das instituições responsáveis pelo resgate de um livro histórico da comunidade cristã no Iraque, que escapou ao Estado Islâmico.
A sala de imprensa da Santa Sé refere, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que Francisco se encontrou na biblioteca Apostólica do Vaticano com uma “pequena delegação” da Federação de Organizações Cristãs do Serviço de Voluntariado Internacional – FOCSIV – e do do Instituto Central de Arquivo e Patologia do Livro (ICPAL).
Sidra, o livro dos século XIV/XV, esta escrito em aramaico e contém orações litúrgicas recitadas entre a festa da Páscoa e a da Santa Cruz, na comunidade siro-cristã da cidade iraquiana de Qaraqosh, na planície de Nínive.
O manuscrito foi escondido da “fúria iconoclasta e anticristã” do autoproclamado Estado Islâmico, destaca a nota do Vaticano, e foi agora restaurado na Itália.
A Santa Sé fala num livro “refugiado”, como milhares de pessoas que escaparam da da guerra e das milícias jihadistas, entre 2014 e 2017, denunciando um “genocídio cultural” durante a ocupação do Daesh.
OC
https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/vaticano-sala-de-imprensa-divulgou-o-programa-da-viagem-do-papa-ao-iraque/