Francisco agradeceu aos 53 milhões de seguidores, em nove idiomas
Cidade do Vaticano, 12 dez 2022 (Ecclesia) – Francisco agradeceu hoje aos 53,5 milhões de seguidores que tem nas nove línguas da conta ‘@Pontifex’ no Twitter, assinalando 10 anos de presença dos Papas nesta rede social.
“Obrigado a quem me segue nesta conta, nascida há 10 anos para anunciar também aqui a alegria do Evangelho. Continuemos a tecer juntos uma rede de espaço livre para favorecer o encontro e o diálogo e valorizar o que nos une”, lê-se no ‘tweet’ partilhado hoje.
Na conta ‘@Pontifex’, em língua portuguesa, Francisco comunica com mais de cinco milhões de seguidores, e no conjunto dos nove idiomas – inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, polaco, árabe e latim – são 53,5 milhões de seguidores.
As contas em inglês e espanhol contam com cerca de 19 milhões de seguires.
O portal ‘Vatican News’ informa que desde janeiro de 2022, a conta cresceu mais 800 mil seguidores, em relação ao ano de 2021, sendo o “crescimento mais significativo” em português, espanhol, e italiano.
Os ‘tweets’ do Papa Francisco pelo fim da guerra na Ucrânia e com mensagens para as populações e comunidades atingidas por conflitos e desastres, pedindo aos seguidores que unam a si em oração, foram os que originaram mais interações, bem como as publicações sobre a pandemia Covid-19, em 2020, foram vistas 27 mil milhões de vezes.
Desde o início do pontificado em março de 2013, Francisco lança vários apelos, resumos das catequeses, das homilias e outras intervenções públicas.
Foi Bento XVI que há 10 anos, a 12 de dezembro de 2012, uma quarta-feira, por volta das 11h30, no Vaticano, fez a primeira publicação na conta ‘@Pontifex’, que tinha sido aberta no dia 3 de dezembro.
“Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, escreveu.
O agora Papa emérito tinha cerca de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro de 2013, e despediu-se desta rede social com apelos à oração.
“Neste momento particular, peço a vocês que rezem por mim e pela Igreja, confiando como sempre na Providência de Deus”, publicou na rede social, após o seu último ângelus.
Em Portugal, os arcebispos de Braga e de Évora, entre outros, têm conta na rede social Twitter, respetivamente D. José Cordeiro e D. Francisco Senra Coelho, bem como o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.
A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.
CB/OC
Obrigado a quem me segue nesta conta, nascida há 10 anos para anunciar também aqui a alegria do Evangelho. Continuemos a tecer juntos uma rede de espaço livre para favorecer o encontro e o diálogo e valorizar o que nos une.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) December 12, 2022