Entre 4 e 7 de Outubro, realiza-se no Vaticano um Congresso Mundial da Imprensa Católica, organizado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS).
Uma iniciativa que vem fechar o ciclo de trabalhos iniciado com os congressos sobre televisão e rádio, que decorreram em 2006 e 2008, respectivamente
Entre os participantes vão estar o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão; o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, cónego António Rego; e o director da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha.
O futuro da imprensa, face ao desenvolvimento da informação online e dos conteúdos multimédia, a liberdade de expressão e a busca pela verdade, serão alguns dos temas que vão estar em destaque, ao longo dos 4 dias de encontro.
A natureza dos debates seguem a linha que está estabelecida para a celebração do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, marcada para 5 de Junho do próximo ano, e que terá como tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.
Numa conferência de imprensa a poucos dias do Congresso, o secretário do PCCS declarou que “o objectivo é criar uma comunhão dinâmica entre os participantes”.
D. Paul Tigue, em declarações à agência SIR, realçou ainda “as boas iniciativas que têm sido feitas em vários países”, mostrando-se a favor da implementação de “uma rede informal de colaboração”, entre todos aqueles que estarão presentes no Congresso.
A internet poderá ser uma grande ajuda, nesta matéria, tendo o secretário do PCCS garantido que “o Pontifício Conselho quer oferecer um apoio concreto ao mundo da comunicação, especialmente através de uma análise e reflexão profundas”.
A realização do Congresso Mundial da Imprensa Católica suscitou um interesse assinalável, um pouco por todo o mundo. Os últimos números fornecidos pela Santa Sé apontavamm para a presença de mais de 180 delegados, vindos de 58 países.