Fátima, Santarém, 22 jan 2013 (Ecclesia) – O clero de Leiria-Fátima está a participar até esta sexta-feira, no convento franciscano de Montariol, em Braga, numa iniciativa de “trabalho, estudo e formação” sobre o Concílio Vaticano II.
Segundo um comunicado do Gabinete de Informação da Diocese, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa envolve 66 sacerdotes e a escolha do tema surgiu no seguimento da comemoração do 50.º aniversário daquela que foi a última grande reunião de responsáveis eclesiásticos (1962-1965) e da realização do Ano da Fé, que a Igreja Católica está a promover até novembro deste ano.
Para o padre Rui Ribeiro, membro do Conselho Pastoral de Leiria-Fátima e responsável pelas paróquias da Barreira e de Cortes, esta ação de formação está a dar aos padres da região a oportunidade de “revisitarem os principais documentos” saídos do encontro conciliar e de “atualizarem a sua doutrina ou os seus ensinamentos”.
A análise à “prática dominical” das comunidades, o debate à volta da “experiência de catequese em família”, o contacto com “o programa de informatização dos registos paroquiais” que vai ser implementado “e a informação sobre o programa das celebrações do centenário das Aparições de Fátima para este ano pastoral”, também fazem parte do programa de formação.
Depois de um primeiro turno com a presença de 34 sacerdotes, que decorreu entre 14 e 18 de janeiro, o segundo turno teve início esta segunda-feira e conta com mais 32 responsáveis pastorais.
GIC/JCP