Vaticano II: A revelação e o diálogo com Deus acontecem no mundo e na história

Juan Ambrosio recorda que há vários «elementos de santificação e de verdade fora do corpo da Igreja Católica»

Lisboa, 21 nov 2014 (Ecclesia) – O teólogo Juan Ambrosio afirmou num artigo sobre o cinquentenário da Constituição do Concílio Vaticano II «Lumen Gentium» que a revelação e o diálogo com Deus acontecem no mundo e na história.

«A revelação e o diálogo com Deus não se dão apesar do mundo e da história, mas pelo contrário acontecem, só podem acontecer, no coração desse mundo e dessa história».

No número oito da Constituição Dogmática Lumen Gentium, Juan Ambrosio destacou uma ideia que “tem passado algo despercebida”: “A inequívoca afirmação da existência de vários elementos de santificação e de verdade fora do corpo da Igreja Católica”.

“Por isso, não nos deveria espantar que neles não só existam elementos de verdade, como também elementos de santificação”, acrescentou num artigo publicado na última edição do semanário Ecclesia..

O teólogo afirmou que só a “falta de atenção” e alguma “debilidade na vida da fé” põem em causa a “presença amorosa de Deus na história”.

“Deus dialoga com o mundo através da sua Igreja, como igualmente dialoga com a sua Igreja através do mundo.”

“É também através deste diálogo que a Igreja concretiza a sua missão, pelo que nunca pode deixar de o aprofundar em todos os momentos da sua existência”, concluiu.

Os 50 anos da promulgação da Constituição Dogmática «Lumen Gentium», no dia 21 de novembro de 1954 pelo Papa Paulo VI, são o tema para o dossier temático da última edição do Semanário ECCLESIA.

SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR