Papa envia mensagem aos participantes na 62ª semana litúrgica italiana
Cidade do Vaticano, 23 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI enviou uma mensagem aos participantes na 62ª semana litúrgica italiana, que decorre até sexta-feira, afirmando que a Igreja “não pode ser reduzida ao aspeto terreno e organizativo”.
O documento, divulgado pelo Vaticano, sublinha que as celebrações católicas têm de “mostrar claramente que o coração pulsante da comunidade deve ser reconhecido para além dos delimitados e, embora necessários, confins do rito”.
“A liturgia não é aquilo que o homem faz, mas aquilo que Deus faz com a sua admirável e gratuita condescendência”, precisa o Papa.
A 62ª semana litúrgica nacional promovida pela Igreja Católica na Itália tem como tema “Deus educa o seu povo. A liturgia, fonte inesgotável de catequese”.
Na mensagem papal, enviada através do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, indica-se que “”Deus é o grande educador de seu povo, o guia amoroso, sapiente, incansável na e através da liturgia, ação de Deus no hoje da Igreja”.
Bento XVI acrescenta que a Liturgia “pode ser chamada como catequese permanente da Igreja, fonte inesgotável de catequese”, apelando a um aprofundamento da “dimensão educativa da ação litúrgica”.
O Papa faz votos de que a semana litúrgica e outras iniciativas neste campo “se coloquem cada vez mais ao serviço do sentido genuíno da liturgia, favorecendo uma sólida formação teológico-pastoral em plena consonância com o magistério e a tradição viva da Igreja”.
RV/OC