Vaticano: Igreja deve ser «mãe» em vez de ter «organigrama perfeito», avisa o Papa

Francisco deixa convite à alegria na vida cristã

Cidade do Vaticano, 09 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica se tem de preocupar mais em ser “mãe” do que em ter um “organigrama perfeito”.

"A alegria da Igreja é ser mãe, procurar as ovelhas perdidas”, referiu na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Partindo de uma passagem do livro do profeta Isaías, Francisco sublinhou que “o povo precisa de consolação”, que vem da “misericórdia e do perdão” de Deus.

“Assim como uma pessoa se consola quando sente a misericórdia e o perdão do Senhor, a Igreja faz festa, fica feliz quando sai de si mesma” e vai ao encontro dos “irmãos e irmãs que estão distantes”, precisou.

Esta é uma Igreja que não se “fecha em si mesma”, procurando ser “bem organizada, com um organigrama perfeito, tudo no lugar, tudo limpo, mas onde falta alegria, falta festa, falta paz”.

“A alegria da Igreja é sair de si mesma para dar vida; a alegria da Igreja é ir em busca daquelas ovelhas que estão perdidas; a alegria da Igreja é justamente aquela ternura do pastor, a ternura da mãe”, acrescentou o Papa.

Em conclusão, Francisco rezou para que todos os batizados possam ser “cristãos alegres na fecundidade da mãe Igreja”.

RV/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR