Condutor, em «grave estado de alteração», foi detido pelas autoridades
Cidade do Vaticano, 18 mai 2023 (Ecclesia) – A Santa Sé informou que um homem forçou a entrada no Vaticano, conduzindo um veículo a alta velocidade, tendo sido detido pelas autoridades locais sem provocar feridos.
O condutor, de 40 anos, entrou através da Porta de Santa Ana, ignorando as indicações da Guarda Suíça Pontifícia e do Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano”.
“Na tentativa de parar a viatura, o inspetor da Gendarmaria, de guarda no portão, disparou um tiro na direção dos pneus dianteiros da viatura. Apesar de ter atingido a viatura no para-choques dianteiro, o carro continuou o seu percurso”, lê-se no comunicado da Sala de Imprensa, divulgado esta noite.
O código de alarme foi transmitido via rádio, levando ao fecho do Portão da Casa da Moeda, que permite o acesso às traseiras da Basílica de São Pedro, aos jardins do Vaticano e à Praça de Santa Marta, junto da residência do Papa.
A viatura parou no pátio de São Dâmaso e o condutor “saiu autonomamente”, tendo sido detido pelo Corpo da Gendarmaria.
“O homem, com cerca de 40 anos, foi imediatamente examinado pelos médicos da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, que constataram um grave estado de alteração psicofísica”, acrescenta a nota.
O condutor encontra-se numa cela prisional, nas novas instalações do quartel da Gendarmaria, “à disposição das autoridades judiciárias”.
OC