Cidade do Vaticano, 18 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje no Vaticano uma delegação do San Lorenzo de Almagro, equipa de futebol que se sagrou campeã da Argentina e da qual Francisco é adepto.
“Saúdo de forma especial a equipa de futebol do San Lorenzo, que acaba de sagrar-se campeã, no domingo passado, e veio aqui trazer a taça”, disse Francisco, durante a audiência pública semanal que decorreu no Vaticano.
O Papa cumprimentou depois os membros da delegação, que lhe apresentaram o troféu e lhe ofereceram uma camisola alusiva à conquista do campeonato.
Jorge Mario Bergolgio, que nasceu em Buenos Aires a 17 de dezembro de 1936, é apresentado pela formação sul-americana como o seu “adepto mais conhecido a nível mundial”.
Logo após a conquista do campeonato, os responsáveis do San Lorenzo, anunciaram que uma delegação, composta por sete pessoas, entre dirigentes e jogadores, iria deslocar-se ao Vaticano, com o respetivo troféu.
Entre os jogadores está o guarda-redes Torrico, autor de uma defesa ‘milagrosa’ nos minutos finais do último jogo, que assegurou o empate decisivo para a manutenção do primeiro lugar no Torneio de Abertura.
A equipa foi fundada por um sacerdote salesiano, Lorenzo Massa, que procurou assim afastar os jovens do bairro de Almagro da delinquência, promovendo a prática desportiva.
O San Lorenzo tem como alcunha “os corvos”, imagem ligada à batina do padre Massa, que acompanhava os jovens nos treinos e nos jogos.
OC
Notícia atualizada às 12h25