Vaticano: Francisco sustenta que a fé se transmite aos jovens pelo «exemplo»

Cidade do Vaticano, 14 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano um grupo de crianças e adolescentes de uma paróquia de Roma para a celebração da Missa e disse na homilia que a fé se transmite “mais pelos exemplos” do que pelas palavras.

“Ensinamos aquilo que ouvimos na primeira leitura [Segunda Carta de São João 1, 3-9)], a caminhar no amor e na verdade? Ou o ensinamos com as palavras, mas a nossa vida prossegue por outro rumo?”, começou por perguntar Francisco.

Na Eucaristia matinal, o Papa explicou que à geração digital a fé também se transmite “pelo exemplo”.

“Hoje as palavras não servem. Nesse mundo da imagem, no qual todos têm um telemóvel não é preciso palavras”, comentou, destacando a presença dos jovens e crianças da Paróquia de Santa Maria Mãe da Providência, no bairro Gianicolense.

“Se olho para aquele lado parece-me a jornada da juventude”, disse Francisco, para quem os jovens são para a Igreja “uma responsabilidade”.

Francisco alertou que um cristão “deve cuidar” dos adolescentes, das crianças, e transmitir a fé, “transmitir aquilo que vive, que está no seu coração” não podendo “ignorar” que eles crescem e precisam de acompanhamento.

Por isso, propôs aos adultos/educadores que fizessem um exame de consciência: “Como é o meu comportamento? É de irmão, de pai, de mãe, de irmã que o faz crescer, ou é distante. Eles crescem, eu vou à minha vida”.

O Papa também falou com os jovens e começou por perguntar porque é que estavam a participar na Missa na Casa de Santa Marta: “Tu sabes? Quem ousa dizê-lo? Têm medo de falar? Porquê? Têm medo!”.

‘Para te ver…’, respondeu um.

“Fico contente! Também eu gosto de vos ver! E o que disseste é importante: para ver uma pessoa, que é bispo da cidade, que é o Papa, que vemos na TV, mas que desejamos ver de perto”, retribuiu.

Neste diálogo, o Papa explicou que também é importante que os seus diocesanos mais novos tenham “o hábito de ver como as pessoas grandes, as pessoas que dão bom exemplo, são e como vivem a vida, a vida cristã”.

 “Vieram para me ver, quem o disse? Tu! É verdade, mas também vieram para ver Jesus, concordam? Ou deixamos Jesus de lado?”, perguntou ainda.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top