Encontro semanal com peregrinos evocou ainda a «martirizada Ucrânia»
Cidade do Vaticano, 29 mar 2023 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje no Vaticano as pessoas que morreram esta terça-feira, num centro de migração em Ciudad Juárez, México.
“Rezemos pelos migrantes que faleceram ontem num trágico incêndio em Ciudad Juárez, no México, para que o Senhor os receba no seu Reino e dê consolo às famílias. Rezemos por eles”, pediu aos participantes na audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.
Pelos menos 39 pessoas morreram no centro para migrantes no estado mexicano de Chihuahua, na fronteira com os EUA, gerido pelo Instituto Nacional de Migração do México.
De acordo com as autoridades locais, o incêndio deflagrou depois de um grupo de cerca de 70 migrantes ter sido detido nas ruas de Ciudad Juarez.
O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que o incidente teria sido iniciado por migrantes que protestavam contra a sua iminente deportação.
Na audiência desta quarta-feira, o Papa recordou ainda as pessoas que “sofrem na Ucrânia”.
“Perseveremos na oração e na proximidade à martirizada Ucrânia”, insistiu, falando aos peregrinos e visitantes reunidos no Vaticano.
Após a audiência geral, Francisco abençoou o nanobook sobre a ‘Statio Orbis’, momento de oração extraordinário, de 27 de março de 2020 e o pequeno satélite que o colocará em órbita, graças à missão “Spei Satelles” concebida e organizado pelo Dicastério para a Comunicação em colaboração com a Agência Espacial Italiana.
OC