Livro chega às bancas a 1 de março
Cidade do Vaticano, 17 dez 2015 (Ecclesia) – As respostas do Papa a cartas de crianças de todo o mundo, incluindo o português João, de 10 anos, vão ser lançadas em livro a 1 de março, com o título ‘Querido Papa Francisco’.
As cartas apresentadas no livro, remetidas por crianças dos seis aos 13 anos, dos cinco continentes, pedem ajuda ao Papa, conselhos, respostas às suas dúvidas e explicações sobre o sentido da fé e da existência, refere a editora.
“O Papa Francisco responde com palavras simples e extraordinariamente íntimas, como um pai extremoso, acolhendo e confiando aos mais pequenos a sua reflexão sobre a vida e sobre a fé”, adianta o texto de apresentação, citado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O título da edição italiana, ‘L’amore prima del mondo’, evoca a pergunta sobre o que fazia Deus antes de criar o mundo.
“Amava”, responde o Papa.
A génese da obra remonta a maio de 2015, quando a Loyola Press, editora dos Jesuítas, propôs a ideia a Francisco, que logo a aceitou, revela a Rádio Vaticano.
Desde então foram recolhidas 259 cartas de 26 países, incluindo, além de Portugal, Albânia, China, Nigéria, Filipinas e escolas provisórias que acolhem refugiados sírios.
Francisco aborda, entre outro temas, o sofrimento das crianças, em resposta a um rapaz norte-americano de sete anos.
“Ainda não consegui entender porque é que as crianças sofrem. Para mim é um mistério. Não sei dar uma explicação. Interrogo-me sobre isso. Rezo sobre esta pergunta: porque é que as crianças sofrem? É o meu coração que põe a pergunta. Jesus chorou, e chorando compreendeu os nossos dramas. Eu procuro compreender”, escreve.
A distribuição desta obra, inicialmente disponível em inglês e espanhol, está a cargo da Loyola Press; na Itália, é editada pela Rizzoli.
“Do livro”, refere a Rádio Vaticano, “emergem muitos temas e preocupações comuns”, como “o grande amor pelo Papa Francisco, as curiosidades em relação à sua vida e missão, a importância da família e o desejo dos mais novos serem vistos e escutados”.
Numa primeira fase, o livro vai ser lançado em Itália, Espanha, México, Polónia, Indonésia, Filipinas e Índia; ainda não há uma data definida para a publicação em língua portuguesa.
SNPC/JCP/OC